Publicado por: sidnei walter john | 19 de dezembro de 2009

Evangelho segundo São Lucas 1,5-25 SABADO


Evangelho:

Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 1,5-25

“Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias, que era do grupo dos sacerdotes de Abias. A esposa dele se chamava Isabel e também era de uma família de sacerdotes. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos e porque os dois já eram muito velhos.
Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor. Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse:
– Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor.
Então Zacarias perguntou ao anjo:
– Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.
O anjo respondeu:
– Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer.
Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora dele no Templo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo.
Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida e durante cinco meses não saiu de casa. E ela disse:
– Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.

Meditação:

 As leituras do dia de hoje nos contam como Deus se faz presente junto aos humildes e abandonados, recordando-se deles. A primeira leitura nos relata o anúncio do nascimento de Sansão. Um Anjo do Senhor aparece à esposa de Menoaj, que era estéril, para lhe anunciar que teria um filho e que seria consagrado ao serviço de Deus desde o seio de sua mãe.

O livro dos Juízes (Jz 13,2-7.24-25) nos transporta ao momento histórico em que, depois da morte de Josué, as tribos de Israel se acham inquietas frente ao futuro, sentindo-se ameaçadas pelos filisteus. Deus irá suscitar, dentro dessa série de nascimentos que marcam todo o AT, um salvador, Sansão, fazendo-o nascer precisamente de uma mulher estéril.

Este relato serve de base para os anúncios que o evangelho de Lucas. nos apresenta O primeiro é o anúncio a Zacarias sobre o nascimento de João e posteriormente o anúncio a Maria.

Quase a mesma cena é a que se repete no evangelho. Aqui se trata de João, o Batista. Deus escolheu para ser sua mãe uma mulher também estéril.

 Por meio disso tudo nos é dado compreender que Deus se compraz em mostrar sua força ali onde existe a maior fragilidade. Ele acolhe o simples, o impotente e o inútil para realizar grandes coisas.

 João, “Yohannan” em hebraico, significa “Deus é misericordioso”; é o sinal do aparecimento de Deus no seu povo. O Senhor o visita, liberta-o, realiza a aliança que havia prometido.

 O papel daquele menino será preparar os caminhos do Senhor. Zacarias não pode acreditar na maravilha de que, já sendo idosos ele e sua esposa, vão gerar um filho.

 O Anjo lhe dá um sinal para sua dúvida: ficará mudo até que o anúncio se realize. Deus dirige a história segundo seus desígnios salvadores; ele prevê cada coisa até seus mínimos detalhes.

 O nascimento de João é um prodígio, porque nem a avançada idade nem a esterilidade de Isabel foram obstáculos. 
Zacarias e Isabel, os pais de João Batista, eram justos e santos na presença de Deus. Sua vida transcorria no cumprimento de suas obrigações religiosas com Deus nosso Senhor. Deus os premiou com a alegria de ter um filho, não obstante sua idade avançada.

O evangelho ressalta a santidade de vida do Batista e sua consagração à missão precursora do Messias; ou seja, nos descreve o Batista como um homem consagrado a Deus.

 Se observarmos com atenção, veremos que também nós fomos consagrados a Deus pelo batismo, e também nós devemos sentir a necessidade de “estar cheio do Espírito Santo”. Se assim fosse, como seria diferente o acento quando falamos de Deus; como seria diferente nossa motivação e nossas palavras e, sobretudo, como seria diferente o calor que comunicaríamos aos que nos rodeiam: o calor da santidade!

 Devemos invocar com freqüência o Espírito Santo, e sempre de modo consciente. O maior louvor que poderiam fazer de nós seria este: “Ele está cheio do Espírito de Deus!”

Reflexão Apostólica:

Zacarias era casado com Isabel e Zacarias era sacerdote do templo de Jerusalém, por direito de família. Sua esposa era uma mulher estéril, de idade avançada.

 A ele, aparece o Anjo do Senhor para lhe anunciar o nascimento de João Batista com idênticas palavras às do anúncio de Sansão. Sua chegada não passará inadvertida, e muitos se alegrarão com seu nascimento; será um menino consagrado. O Espírito habitará nele desde o seio de sua mãe.
O povo de Israel deduz que algo excepcional havia ocorrido, porque o sacerdote demorava a sair do santuário; mas ignora qual tenha sido a experiência profunda que Zacarias teve no santuário. “Algum tempo depois Isabel concebeu, e permaneceu oculta por cinco meses”.

 O que mais se enfatiza em Zacarias é sua incredulidade. A narrativa está orientada para mostrar-nos que mesmo sendo sacerdote do templo de Jerusalém foi incapaz de reconhecer a ação de Deus em sua própria vida.

 Jerusalém e especialmente o Templo onde Zacarias servia, eram considerados a morada de Deus, onde a pessoa de Deus estava presente. Mesmo assim, Zacarias não reconhece a ação de Deus.

 No entanto, apesar da negativa de Zacarias, a palavra de Deus comunicada pelo anjo se cumpre, tirando o opróbrio, a vergonha que caía sobre Zacarias e Isabel porque naquele tempo a esterilidade era considerada um sinal de castigo de Deus.

Nós muitas vezes assumimos a mesma atitude de Zacarias, apesar dos sinais da proximidade e da presença de Deus não acreditamos nele; precisamos de fatos que no-lo comprovem. Assumir o plano de Deus em nossas vidas implica um risco, a única segurança que encontramos é a Palavra de Deus que não nos abandona.

 Propósito:

 Pai, atendendo à oração de Zacarias, manifestaste tua misericórdia para com o justo sofredor. Sê também benévolo diante das nossas angústias.


Categorias